16/07/2008

Mais e mais sobre o Teatro Mágico

O Teatro Mágico é uma idéia de um sarau amplificado onde tudo pode acontecer, explica Fernando Anitelli, responsável pela idealização e direção artística do projeto. Em um sarau, pessoas dispostas a se expressarem artisticamente se reúnem para somar experiências, compartilhar idéias e ideais.
Através do projeto O Teatro Mágico, Fernando Anitelli amplifica a atmosfera de um sarau, convidando artistas que através da música, do teatro, do circo e da poesia possam contribuir para a diversidade do espetáculo, que se renova a cada apresentação.
No palco, percebe-se a fusão harmoniosa do popular e do erudito. Violão, guitarra, baixo, bateria e samplers se somam aos violinos, aos instrumentos de sopro e de percussão. O show é repleto de surpresas e emoções. Ora uma cena de teatro arranca sorrisos da platéia, ora uma boneca despenca habilidosamente de um tecido colorido. Trapezistas e malabaristas desafiam a força, o equilíbrio e a destreza, enquanto o público, maravilhado, se deleita com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Em cena, músicos e atores caracterizados com maquiagem e figurinos clowntransmitem a idéia de que cada um ali é um personagem, o personagem maior de si mesmo.
MÚSICA LIVRE - Entendendo que a música é uma expressão artística e cultural e não simplesmente um objeto de consumo, Fernando Anitelli defende a livre circulação de sua obra, disponibilizando todas as músicas do espetáculo para serem baixadas gratuitamente pela internet.
O CD O Teatro Mágico: Entrada para Raros, gravado em 2003 com participações especiais de músicos do Cordel do Fogo Encantado e de Simone Soul, percussionista que hoje acompanha os Mutantes, e já ultrapassa a marca de 65 mil cópias vendidas. Para aqueles que, mesmo assim, não tem possibilidade de ter acesso ao seu trabalho, Fernando Anitelli recomenda a pirataria inteligente - reprodução parcial ou integral do cd para ser distribuído entre amigos e potenciais interessados em entender e participar do espírito da trupe.

INTERNET - A internet sempre foi uma das principais ferramentas de divulgação do projeto. O site oficial (www.oteatromagico.mus.br) conta com mais de 120 mil acessos por mês .
O Teatro Mágico tem hoje mais de 200 comunidades relacionadas no Orkut, sendo a oficial contabilizada em mais de 70 mil membros. No Youtube, são mais de 2 mil vídeos, sendo a maior parte postada pelo público. As músicas em MP3 registram uma média de 670 mil downloads/mês (Fonte: Palco MP3/Agosto2007). Números expressivos alcançados sem apoios, patrocínios ou campanhas midiáticas.

O PÚBLICO - No sarau amplificado que o grupo recria a cada espetáculo, o público se sente à vontade para participar do show - não é à toa que os fãs costumam ir às apresentações caracterizados - seja na maquiagem ou até mesmo figurino. Todos prontos a adentrar nesse universo lúdico, musical e circense que é o Teatro Mágico.
Com público superior a 2 mil pessoas na maior parte dos teatros, casas noturnas e praças públicas, a trupe já percorreu diversas cidades no estado de São Paulo. Em maio de 2007 se apresentou durante a Virada Cultural no Vale do Anhangabaú e na Praça da Sé para mais de 40 mil pessoas. Em reportagem de destaque no Jornal Hoje, Rede Globo, percebe-se o evidente sucesso da trupe no território paulista.
Neste ano de 2007 o projeto vem atingindo todo o Brasil. Foram realizadas duas turnês de sucesso pelo Nordeste, passando por Recife (com público superior a 5 mil pessoas), Campina Grande, João Pessoa, Salvador, Aracaju, Fortaleza e Natal. No estado de Minas Gerais, ingressos esgotados para as apresentações em Uberaba e Belo Horizonte. Marcou presença em Brasília, participando do evento Móveis Convida. Em junho e outubro a trupe teve a honra de se apresentar no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para um público médio de 2 mil pessoas. Na região sul, já esteve presente nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
O Teatro Mágico. Dados Importantes

* Recorde de Público na Virada Cultural 2007 (40 mil pessoas em S. Paulo)

* Duas turnês pelo Nordeste (reunindo mais de 5 mil pessoas em Recife)

* Consolidação de público no Rio de Janeiro (2 mil pessoas no Circo Voador)

* Site oficial com mais de 120 mil acessos/mês.

* Média de 670 mil downloads/mês das músicas em mp3 (Palco MP3/Agosto 2007)

* Comunidade oficial no Orkut com mais de 60 mil membros

* Mais de 65 mil cópias vendidas do CD O Teatro Mágico: Entrada para Raros

* Todas as músicas disponíveis gratuitamente na Internet.

* Reportagens positivas nos maiores veículos de imprensa do país, entre eles, Rede Globo, Band, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Veja, Caros Amigos, O Globo e O Estado de S. Paulo.

* Estados por onde o espetáculo já passou: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.


fonte: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/oteatromagico/

Um comentário:

Júnior Creed disse...

Juuuuuuuuuu, o blog tá lindo, super informativo. o teatro mágico é lindo, sou super fã, adoro!!!!!